Quando pensamos no setor de estética nos EUA, devemos ter em mente a inovação e a tecnologia como pilar de desenvolvimento. Em 2024, o setor de estética no país americano movimentou US$11,47 bilhões e deve crescer a uma taxa de composto anual (CAGR) de 9,79% até 2029, atingindo US$18,30 bilhões.
Para profissionais brasileiros que buscam se desenvolver neste setor, os Estados Unidos podem oferecer grandes oportunidades. Continue lendo este artigo e saiba o porquê.
Entenda o que é estética
Basicamente a estética é uma área de conhecimento que lida com a prática e teóricas voltadas para a beleza e bem-estar das pessoas. O setor engloba várias disciplinas que envolvem:
- A cosmetologia, que são os cuidados com cabelo, pele e unhas.
- A estética facial que realiza cuidados para pele, como limpeza, esfoliação e maquiagem.
- A estética corporal que também tem evoluído muito nos últimos anos tendo como foco as massagens, tratamentos de contorno e redução de medidas.
- Dentro da estética capilar, os cuidados com cabelo tem como objetivo torná-los torná-los mais fortes, bonitos e saudáveis.
Uma boa dica para quem deseja saber mais sobre o setor de estética nos EUA, é participar de eventos de beleza no país americano. Mais que saber o que é a estática de uma forma generalizada, você vai se aprofundar neste mercado e buscar insights para sua empresa
Requisitos para abrir uma clínica de estética nos Estados Unidos
Se você é um empreendedor e deseja investir em uma clínica de estética nos Estados Unidos, você precisa conhecer muito bem quais são os requisitos necessários para implementar este negócio no país americano. Confira a seguir:
Conheça o mercado de estética americano
Os Estados Unidos é um país diverso que possui no total 50 estados com características bem distintas quanto à natureza, economia e diversidade cultural. Exatamente por isso, você precisa escolher bem em que estado vai instalar a sua clínica de estética.
Na dúvida, sugiro que você visite com antecedência o local onde será instalado a sua clínica e passe um tempo por lá para fazer uma análise de mercado e conhecer melhor o público local.
Importante, lembre-se que o seu chip brasileiro não funciona fora do país, adquira o eSIM Internacional EUA ainda no Brasil e chegue concertado aos Estados Unidos.
Licença de negócio
Com certeza, o primeiro passo para abrir a sua clínica é adquirir uma licença de negócio estadual e municipal. Entre os passos para conseguir esta licença estão:
- Registre sua empresa no Secretary of State ou State Department;
- Obtenha o EIN (Número de Identificação de Empregador): No IRS (Internal Revenue Service);
- Escolha o nome do negócio: verifique a disponibilidade e registre;
- Desenvolva um plano de negócios para apresentar ao órgão licenciador;
- Preencha o formulário de licença que está disponível no site do governo estadual ou municipal;
- Pague a taxa de licença que pode variar de acordo com o estado e município;
- Envie documentos necessários sendo eles: cópias de identificação, certidões de nascimento, etc;
- Aguarde a aprovação que pode levar algumas semanas ou meses.
Apresente requisitos específicos para clínica de estética
Os órgãos de licenciamento precisam saber se você é realmente capacitado para assumir essa função no país e exatamente por isso, existem certificações e licenças importantes para o desenvolvimento da profissão. Entre eles podemos destacar:
- Licença de estética: obtenha uma licença estadual para operar uma clínica de estética;
- Certificação de esteticista: certifique-se como esteticista com uma organização reconhecida;
- Treinamento em segurança: treinamento em segurança para manipulação de produtos químicos.;
- Equipamentos e materiais: equipamentos e materiais aprovados para procedimentos estéticos;
- Higiene e sanitização: cumpra normas de higiene e sanitização.
Pagar as taxas de registro
Para registrar a sua empresa nos Estados Unidos, você deverá realizar o pagamento de alguma taxas, sendo elas:
- Taxa de Registro Estadual: $50-$1.000 (varía por estado);
- Taxa de Registro Federal: $225-$2.000 (para negócios regulamentados);
- Taxa de Licença de Negócio: $20-$500 (varia por município);
- Taxa de Registro de Marca: $275-$375 (opcional).
Possuir uma conta bancária americana
Se a sua empresa vai estar em outro país, nada mais é necessário que você tenha uma conta bancária no país. No entanto, para conseguir esta conta existem alguns requisitos que você precisa obedecer.
O primeiro e mais importante é possuir o visto de residência, ou seja o Green Card, visto de trabalho (H-1B, L-1, etc.) ou visto de estudante; Torna-se necessário que se tenha também a identificação oficial como passaporte, carteira de motorista americana ou Green Card.
Você também precisa ter um endereço americano comprovado por meio de uma conta de luz, água, etc. É preciso apresentar também o número de Seguridade Social (SSN).
Estética nos EUA: exemplos de empresas de sucesso
Nada melhor que buscar inspirações de empresas brasileiras que conquistaram o mercado americano e obtiveram grande sucesso. Confira a seguir:
- Brazilian Wax, criada por Janea Padilha, popularizou a depilação brasileira nos EUA;
- Natura Bisse, uma empresa de cosméticos, expandiu suas operações para os EUA;
- Clinicorp: uma das maiores empresas de clínicas de estética do Brasil;
- Horaios Clínica de Estética que oferece serviços de estética e beleza;
- Hamptons Style conhecida por seus serviços de estética e beleza.
Quais são os melhores cursos na área de estética nos EUA
Para se destacar nos setor de estética nos EUA você precisa investir em capacitação. Desta forma, nós separamos para você os dois melhores cursos oferecidos nos Estados Unidos. Confira:
- Flavia Leal Beauty School: escola profissionalizante de beleza nos EUA que oferece cursos em cosmetologia, estética e manicure;
- Congresso Estetika: evento que oferece cursos e workshops em estética e beleza nos Estados Unidos.
Saiba quanto ganha uma esteticista nos Estados Unidos
Antes mesmo de realizar investimentos do setor de estética nos EUA, você precisa saber se terá um retorno positivo deste investimento. E acredite, em comparação com o Brasil os salários de uma esteticista são realmente incríveis.
O salário médio de uma esteticista nos Estados Unidos é de $39.000 por ano, ou $18,75 por hora, com base em 14 salários. Os valores pagos, no entanto, podem sofrer uma variação tendo em vista o nível de experiência do profissional.
Cargos de nível inicial começam com um salário de $33.904 por ano, já os profissionais mais experientes podem ganhar até $48.750 por ano.